No início de 68 a experimentação psicodélica dos Byrds estava no auge, esbanjavam obras-primas, como Wasn't Born to Follow e Goin' Back, de Carole King & Gerry Goffin, e Draft Morning, da super-parceria Crosby / Hillman / McGuinn. De repente vem Sweetheart of the Rodeo - “A Trip to the Country” - A banda da Rickenbacker de 12 cordas de McGuinn, as harmonias angelicais e a psicodelia “Eight Miles High” agora se misturavam com o country do “International Submarine” Safe At Home, da figura maior do country rock: Gram Parsons. Parsons mais os "eternos Byrds" Roger McGuinn & Chris Hillman, contando ainda com Clarence White, Lloyd Green, JayDee Maness e John Hartford, estão nesse disco cultuadíssimo por nós, amantes do country rock, “irmãozinho” do Gilded Palace of Sin, dos Flying Burritos. A partir de 1969 com Clarence White no line-up, temos aquela sonoridade de Nashville West de enlouquecer! O esquema do b-bender inventado por ele e por Gene Parsons: A guitarra tinha um mecanismo através da correia que tensionava o si e dava o efeito de pedal steel. Normalmente Clarence usava sempre a Telecaster assim, tanto em estúdio quanto em shows. Sua técnica era impressionante, sem esquecer do violão, é claro, que ele tocava virtuosamente seguindo a cartilha do bluegrass desde garoto. “McGuinn e Os Byrds na Trilha”: Ainda bem que o filme Easy Rider, de 69, ta sempre aí e é reprisado exaustivamente na TV, pra mostrar It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding) na interpretação sem igual de Roger McGuinn para o clássico de Dylan, além de uma das mais belas cenas do cinema ao som de Wasn't Born to Follow. Aliás, nessa fase, como nas outras, chove Bob Dylan. Tudo o que vem dos Byrds é perfeito.
01. Mae Jean Goes To Hollywood
02. Nashville West
03. I Am a Pilgrim
04. Sing Me Back Home
05. Wasn't Born To Follow
06. Mr. Spaceman
07. You Ain't Going Nowhere
08. Old John Robertson
09. Tulsa County
10. Ballad of Easy Rider
11. He Was A Friend Of Mine
12. Chimes Of Freedom
13. I Shall Be Released
14. Nothing Was Delivered
15. It's All Over Now, Baby Blue
16. Lay Lady Lay
17. This Wheel's on Fire
18. It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding)
19. Buckaroo
20. Hickory Wind
21. Goin' Back
22. Close Up The Honky Tonks
24. Drug Store Truck Drivin' Man
24. You're Still on My Mind
25. Draft Morning
26. One Hundred Years From Now
http://www.megaupload.com/?d=KOIOT2V5
-------
- The Notorious Byrd Brothers (1968) Columbia- Sweetheart of the Rodeo (1968) Columbia
- Dr. Byrds & Mr. Hyde (1969) Columbia
- Ballad of Easy Rider (1969) Columbia
- Live at the Fillmore (1969) Columbia/Legacy
- Bootlegs 1968-69
- Easy Rider - Soundtrack (1969) Dunhill/Reprise
- Texto: AllMusic / Wikipédia / Brahminha / Tito
Curte aí, Brahminha! Valeu pelas dicas!
ResponderExcluirSuas coletanêas são ótimas!! Abraço Beto de Niteroi
ResponderExcluirLegal, Beto, Byrds está entre minhas bandas favoritas, vai rolar muita coisa deles ainda, incluindo a carreira solo de seus componentes, Gene Clark já ta na ponta da agulha! Abraço.
ResponderExcluirSensacional Tito!
ResponderExcluirSons perfeitos p lembrar quando a gente rasgava aquelas estradas empoeiradas com uma garrafa de whisky barato e alguns green grass na cabeça.
Abs
É isso aí , Brahminha! Faz parte da "história da vida".
ResponderExcluirAmazing sampler!
ResponderExcluirThank you very much amigo!