domingo, 1 de abril de 2012

The Rolling Stones - 2.000 Light Years From Home

  Canções como Blue Turns To Grey, The Singer Not the Song e I’m Free, de 1965, tem aquele gostinho maravilhoso da eletrificação do folk ‘Dylan/Byrds’ e o caminho certo que a sonoridade de Like a Rolling Stone de Bob pregava. Pronto, o rock estava traçado no tempo certo. O Flower Power “abrindo” as cabeças da moçada, preparando seus ouvidos para Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles quebrarem tudo.
  A psicodelia e o experimentalismo dos Stones em 66 e 67 caminhavam de Aftermath, Between The Buttons, até Their Satanic Majesties Request, esse último odiado por uns e aclamado por outros (eu, por exemplo, amo esse disco).
  Na gravação do álbum raramente a banda estava completa, um dos motivos foi a série de prisões que acontecia entre seus membros e o excesso de drogas que sempre “tiravam do ar” algum Stone, ou vários.
  Como não gostar do disco? Bill Wyman assina e canta In Another Land, uma das minhas músicas psicodélicas favoritas. O “timinho” que participa da faixa: Steve Marriott, Ronnie Lane e Nicky Hopkins. Jagger e Richards adicionaram os backing vocais e a guitarra numa outra sessão. Um dos pianos mais lindos do rock é o de Nicky Hopkins em She's a Rainbow, uma pintura em que visualisamos as cores através do som, uma obra máxima com arranjo de cordas de John Paul Jones: “Ela chega nas cores em todo lugar, penteia seus cabelos e é como um arco-íris, trazendo cores no ar”
  O retorno pra suas raízes em 1968 com Beggars Banquet só mostrou o poder da maior banda de rock’n’roll dos universos de passear na música da melhor maneira possível. O mais perfeito R&B no início dos anos 60 até atingirem o êxtase em Honky Tonk WomenJumpin’ Jack Flash, cravando sua identidade nos discos da primeira metade dos 70’s.
  O rockão Memo from Turner, de Jagger, contando com o solo de Ry Cooder, estava na união dessas décadas de ouro. Trilha do filmaço psych Performance. Muito mais pesado que o clima Woodstock, com suas cores vibrantes e as cenas “reais” de sexo entre Anita Pallenberg e Mick Jagger, um drug movie visto como um “cinema arte 60’s” num clima denso nada paz & amor.
  Have You Seen Your Mother e Connection são sons sujos stoneanos nos quais os vocais de Jagger auxiliados por Richards nos proporcionam o prazer de ouvir a essência crua e pura do rock. Elas me prenderam nesse círculo vicioso de ouvir tanta coisa e sempre acabar em Stones. Em Sittin' on a Fence também, repare Keith sempre nos chamando ao fundo da canção... Out of Time já é uma maravilha chique que entra na cabeça  e se aloja. Child of the Moon: pura psicodelia irmãzinha de Rain dos Beatles, com aquela toada chapante e envolvente.
  Os Stones são os Stones, nada os supera. Só mais uma curiosidade particular: a marcha nupcial do meu casamento foi Ruby Tuesday. Só pra cravar um vínculo com essa banda "até que a morte nos separe".
01. Hear It
02. Sittin' On a Fence
03. In Another Land
04. The Singer Not The Song
05. Memo From Turner
06. I'm Free
07. Have You Seen Your Mother, Baby, 
    Standing In The Shadow?
08. She's a Rainbow
09. Out Of Time
10. Blue Turns To Grey
11. Child Of The Moon
12. We're Wastin' Time
13. Connection
14. I'd Much Rather Be With The Boys
15. We Love You
16. If You Let Me
17. Take It or Leave It
18. Something Happened To Me Yesterday
19. Citadel
20. Ruby Tuesday
21. Family
22. The Lantern
23. 2000 Light Years from Home
24. Sleepy City
-------

- December's Children (And Everybody's) (ABKCO Records) 1965
- Aftermath (ABKCO Records) 1966
- Between the Buttons (ABKCO Records) 1967
- Flowers (ABKCO Records) 1967
- Their Satanic Majesties Request  (ABKCO Records) 1967
- Beggars Banquet (ABKCO Records) 1968
- Metamorphosis (IMS/ABKCO Records/Universal Int'l)
- Singles Collection: The London Years (IMS/ABKCO/Universal)
- Box The First Decade 1963-1973 (Big Music)
- Bootlegs



7 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/dwDMoI4p/RS_-_2000.html

    ResponderExcluir
  2. Que coletânea linda!!! Bela postagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Lembrei do seu blog quando estava escrevendo, apesar dos Stones serem um grupo famoso, tem esse lado psicodélico/folk-rock menos explorado como as bandas que posta.

      Excluir
  3. Disco maravilhoso, começo, meio e fim....

    ResponderExcluir
  4. O link não está funcionando.
    Poderia postar novamente?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, infelizmente recebi um aviso para retirar esse e outros links... Não dá pra entender, tem blog com as discografias completas, o meu apenas posta algumas músicas
      ...

      Excluir